SBEM DF

O que é o Seminário Nilza Bertoni?

Realizado desde 2010, a cada dois anos, com temáticas variadas, o Seminário tem por objetivo central congregar professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e pesquisadores das áreas de Matemática, História da Matemática, Educação Matemática, Pedagogia e afins, para discutir questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, desenvolvidos em sala de aula. 

O Seminário homenageia (em seu nome) a Professora Nilza Eigenheer Bertoni, Doutora Emérita da Universidade de Brasília, pelas ações no âmbito do ensino e da aprendizagem da matemática no Distrito Federal e no  Brasil. A referida professora desenvolveu sua carreira junto ao Departamento de Matemática, da Universidade de Brasília, sempre articulando Matemática Científica e Escolar nos cursos de graduação em matemática. Nos muitos anos de atuação, ela dedicou-se ao ensino, à pesquisa e à extensão, dialogando com vários setores da Secretária de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), como também do Ministério da Educação, produzindo material didático de referência  para cursos e programas de formação inicial e continuada de professores em todo o território nacional. Sua produção técnico-acadêmica pode ser observada desde os anos 1980, com participação decisiva e mobilização de inúmeros professores na elaboração do Novo currículo de matemática para o Ensino Fundamental, por meio de projeto junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com o Departamento de Matemática da UnB e a SEEDF. 

Muitos outros materiais de referência foram produzidos a partir de seu legado e/ou sob sua coordenação, como é o caso do Programa Gestão da Aprendizagem (Gestar) do Ministério da Educação, adotado nacionalmente como proposta de formação continuada semipresencial para professores da rede pública. Mais recentemente, destaca-se sua participação como coordenadora da formação que reuniu centenas de professores em curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e suas ações junto ao Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. 

Desse modo, os Seminários buscam reviver e ampliar esse legado, a partir da socialização e análise dos materiais por ela produzidos, ao mesmo tempo em que estimula e promove para que novos pesquisadores sigam caminhos semelhantes. Tal oportunidade tem contribuído, sobremaneira, para o desenvolvimento dos cursos de formação inicial e continuada de professores de matemática de instituições públicas e particulares do DF e entorno.

Clique nos botões abaixo para você mergulhar e navegar pela história e realizações que aconteceram nos fóruns realizados. 

Rolar para cima