Circuito de Vivências Docentes
Esse foi uma formação continuada realizada com os professores que ministram aulas no Ensino Fundamental Anos Finais.
A formação tinha como objetivo desenvolver as atividades e dinâmicas matemáticas no formato de circuito para desenvolver um método de ensino e aprendizagem que possa ser usada em aulas. Permitindo aos docentes a fazer atividades em que possam atingir objetivos do ensino da matemática de forma forma divertida e lúdica para seus discentes.
Objetivos esses que são explorados na realização do Circuito de Vivências:
- Promover o pensar e o fazer matemática de maneira investigativa e criativa junto a estudantes da Educação Básica de Escolas Públicas da SEEDF;
- Promover a produção de vivências em matemática por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da área de ensino de matemática, vinculados aos cursos de licenciatura em matemática e pedagogia de instituições públicas e particulares;
- Desenvolver e avaliar as vivências produzidas;
- Instituir a pesquisa colaborativa como ferramenta de formação inicial e continuada para o professor e/ou futuro professor que ensina matemática, assim como defende Fiorentini (2005), em todas as instâncias de produção, organização, avaliação, execução e socialização das vivências.
A atividade foi realizada em colaboração dos professores sócios da SBEM e seus alunos:
- Monica Pivante de Oliveira – SEEDF
- Daniela Pereira dos Santos – SEEDF
- Meire Nadja Meira de Souza – SEEDF/ UnB
- Keila Cristina de Araújo Reis
- Regina da Silva Pina Neves – UnB – (Alunos: Edgar Sampaio de Barros, Anny Cristinne Silva Rodrigues, Nathália Duarte da SIlva, Paulo Victor Reis Moreira)
- Luciana Ávila Rodrigues – UnB – (Alunos: PET MAT/UnB)
Acesse a baixo as oficinas e atividades realizadas nessa formação.