Curso Superando Desafios
Descrição
Muitas pesquisas, como a de Nacarato et al. (2014) apontam que um dos fatores principais para a baixa qualidade do ensino de matemática, em nosso país, está relacionado à inadequação ou ao aligeiramento de alguns cursos de formação que licenciam profissionais para o exercício docente. A partir destes dados, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, com o foco de cumprir sua missão que é de buscar meios de desenvolver melhor formação matemática, tem realizado ações que auxiliam no desenvolvimento profissional dos professores de matemática, que atuam desde a educação básica até o nível universitário.
É, neste contexto, que a presente proposta de formação se enquadra, no cerne da discussão da qualificação continuada do ensino de matemática por meio do desenvolvimento de aprendizagens necessárias à profissão docente. O objetivo central desta ação, portanto, é compor um grupo de estudo e pesquisa para investigar possibilidades de construir aprendizagens e de ensinar os conteúdos matemáticos na educação básica.
Entendendo a amplitude do currículo de matemática nesse nível de ensino, é proposto um recorte de conteúdo dando enfoque ao conjunto dos números racionais, em sua representação fracionária e decimal. Esta escolha também decorre de resultados de pesquisas, como a de Campos et al. (2009) que apontam que estudantes de diferentes níveis de escolarização, inclusive nos cursos de licenciatura, apresentam muitas dificuldades na construção de conceitos relativos aos números racionais. Em debates realizados nos grupos de trabalho da SBEM, esse objeto matemático tem sido colocado em foco por sempre ser apontado por professores como um dos conteúdos mais complexos para o ensino. Este fato tem sido destacado por diversos especialistas, sobretudo no Distrito Federal pelos professores Nilza E. Bertoni e Cristiano A. Muniz, representantes importantes do movimento da Educação Matemática e pesquisadores dessa temática.
Entendendo a necessidade de se posicionar em favor da qualidade do ensino de matemática, a SBEM deseja que esta formação contribua para que os professores que atuam com matemática, seja o pedagogo ou o licenciado, nessa área do conhecimento, desenvolvam saberes científicos, didáticos, curriculares e sociais necessários à sua ação profissional, rompendo com a perspectiva de ensino baseada no repasse de modelos, definições e métodos de resolução que temos visto nas escolas atualmente.
Metodologia
- Módulo I – Frações, a construção do conceito de número racional na representação fracionária a partir de seus diferentes significados. As representações fracionárias estão presentes na vida cotidiana, porém pouco se pensa sobre seu uso em situações reais. Percebe-se a necessidade da aplicação do universo fracionário em práticas que extrapolam as paredes da sala de aula. É preciso refletir sobre frações e os significados que elas assumem para que as estratégias de ensino se ampliem e favoreçam a construção do conceito de números fracionários.
- Módulo II – Decimais, parte da premissa que a construção do conceito de número decimal, suas representações, comparações e operações deve ser realizada em meio a construção de uma multiplicidade de significado e contextos, como, por exemplo: situações monetárias, de medidas e de transformações lineares e não lineares.
Como o foco desta formação é o desenvolvimento de aprendizagens a respeito dos números racionais para a prática docente, a proposta metodológica consiste no desenvolvimento de uma sequência didática que propicie reflexões aos professores participantes e, ao mesmo tempo, os encorajem a constituir uma ação docente alicerçada em saberes teóricos e sociais a respeito da matemática. Esta sequência foi organizada em sete encontros no Módulo I e seis no Módulo II. Cada encontro conta com duração de três horas, com o objetivo de discutir os conceitos centrais deste conteúdo matemático em uma perspectiva de estudo em espiral, ou seja, as temáticas abordadas e debatidas são sempre resgatadas e necessárias ao aprofundamento dos estudos realizados. - Outro aspecto importante da metodologia é a proposição de situações problema, a cada encontro, como desafio aos participantes para que eles questionem individualmente os conhecimentos que já tinham e busquem soluções a partir da colaboração do grupo, para situações novas. Além da construção e utilização de materiais de representação simbólica dos objetos matemáticos.
Cronograma
Módulo I – Frações – 27 Participantes
Data
Conteúdo
Atividades realizadas
Responsável
23/09/2015
Conceito e representação
Discussão sobre sequência curricular para o ensino de frações, seus conceitos e representações.
Jogo: Corrida das frações
Cristiano Alberto Muniz
30/09/2015
Fração quociente
Resolução de diferentes situações em grupo de situações de divisão cujo o quociente é um número fracionário.
Discussão sobre as possibilidades de registro e exploração pedagógica destas situações.
Raimunda de Oliveira
07/10/2015
Fração de quantidade
Resolução de diferentes situações om fator multiplicativo, utilizando diferentes materiais de contagem e fichas coloridas de frações.
Jogo: Fração de quantidade
Raimunda de Oliveira
28/10/2015
Comparação de frações
Construção de quadro com comparação de frações a partir das relações entre numeradores e denominadores.
Cristiano Alberto Muniz
11/11/2015
Frações equivalentes e situações aditivas
Resolução de situações aditivas por meio de equivalências.
Jogo: Forma 10 com números fracionários.
Raimunda de Oliveira
25/11/2015
Situações multiplicativas
Construção de quadro de situações multiplicativas com números fracionários e debate a partir das diferentes possibilidades encontradas.
Raimunda de Oliveira
Convidada: Raquel Carneiro Dörr
09/12/02015
Frações no curriculo
Mesa redonda com todos os participantes do curso com o tema: Frações no currículo e a partir de exposição da professora Nilza E. Bertoni com o mesmo título.
Cristiano Alberto Muniz
Raimunda de Oliveira
Convidada: Nilza Eigenheer Bertoni
Módulo II – Decimais – 35 Participantes
Data
Conteúdo
Atividades realizadas
Responsável
07/04/2016
Números racionais: representação fracionária
Jogos e situações problemas com o enfoque de questionar o conceito de número racional, na representação fracionária.
Raimunda de Oliveira
28/04/2016
Ampliando o conceito de número a partir dos números decimais
Debate das diferentes utilizações socioculturais do número decimal e possibilidades para construção da notação matemática para estes números.
Cristiano Alberto Muniz
12/05/2016
Números decimais e operações no campo aditivo
Criação e resolução de situações problemas no campo aditivo utilizando material de apoio, além de recorte e colagem.
Cristiano Alberto Muniz
09/06/2016
Multiplicação com números decimais
Interpretação de situações problemas e notações matemáticas na multiplicação com números naturais e decimais.
Cristiano Alberto Muniz
09/12/02015
Representação de números decimais a partir de contextos com medidas
Jogos e situações problemas com o contexto em medidas que necessitam da representação nos números racionais, na representação fracionária e decimal.
Raimunda de Oliveira
Convidada: Cília Cardoso Rodrigues da Silva
07/07/2016
Divisão com números decimais
Interpretação de situações problemas e notações matemáticas próprios da divisão com números naturais e decimais.
Cristiano Alberto Muniz